sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Acampamento na Serra de Montejunto 2013 - Abrigada

No âmbito do tema "A pessoa Humana" UL1  e suas dimensões, e do tema "O respeito pelos animais" UL5, organizei uma visita à Serra de Montejunto, onde acampámos, e onde fomos ver a fauna e flora existente na serra. Assim, estas fotos ilustram esse acontecimento formativo e educativo, em que o laboratório de aprendizagem foi a própria natureza. A preservação, conservação e sensibilização estiveram presentes nesta atividade,que contou com a presença dos técnicos florestais e do ambiente das câmaras municipais das áreas abrangidas (Alenquer e Cadaval). Na perspetiva cristã, a natureza (Criação) é dom de Deus, pelo que deve ser preservada e estimada pelo Homem, pois também ele é criatura que tem nas suas mãos a responsabilidade de dar continuidade à Criação iniciada por Deus e que delega no homem a responsabilidade de a preservar. Desta harmonia entre Homem e Natureza dependerá o futuro da humanidade, sendo que é o Homem e seu bem estar que está em causa.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A importância da utilização do vídeo na sala de aula

 O visionamento de um filme permite ativar o pensamento crítico e desenvolver a aprendizagem de uma forma articulada, menos formal (texto) mas mais atrativa e dinâmica, em que os processos de aprendizagem se dão no sujeito cognoscente tanto quanto mais ricas forem as experiências e capacidades imagéticas. "Uma imagem vale mais que mil palavras" dizia Confúcio, e concordo inteiramente com ela.
Por outro lado, o visionamento de um vídeo é um bom ponto de partida para um debate, ou para a realização de atividades complementares, como por exemplo, realização de fichas temáticas de modo a consolidar as aprendizagens requeridas, sem recorrer à mesma metodologia expositiva normalmente utilizada em sala de aula. Permite pois, desenvolver competências e aptidões que serão maiores junto de um público-alvo habituado a alguma autonomia e criatividade no seu dia a dia.
Como exemplo de filme vou apresentar um resumo curto de um filme sobre o tema "Origens" que serve de mote para a introdução ao tema do 7.º ano UL1 - As Origens. Assim, é possível passar do mito à perspetiva religiosa e confrontá-la com a perspetiva científica numa dimensão de complementaridade.
Este filme serve para introduzir o aluno no tema da criação e contextualizá-lo quanto à diversidade de proposta e interpretações produzidas pelo ser humano ao longo da história humana, sendo que a dimensão religiosa é uma delas, sem a qual o edifício do saber ficaria incompleto, bem como incompleto ficaria o homem se não pudesse aceder a Deus que se Revela na história humana.
Em sala de aula o vídeo não deve ser utilizado para "encher/enterter", mas para abrir o campo conceptual do aluno, de modo a poder existir uma base de trabalho comum entre alunos e professor, em que o conhecimento vais sendo acrescentado à base apresentada no vídeo, o que não dispensa a orientação e acompanhamento do professor que ajuda o  aluno na sua interpretação, descodificação e edificação do conhecimento.