Após visionamento do filme do colega José Oliveira penso ser oportuno perguntar: até que ponto o uso da internet e das novas tecnologias são aceitáveis? E, será que a Internet é segura?
Parece-me que hoje é impossível viver sem o uso das novas tecnologias e sem a Internet, e se a mesma acarreta perigos e malefícios sociais, então temos de aprender a evitá-los. Por um lado, a internet aproxima povos, facilita pagamentos, permite contactos instantâneos, mas também permite o cyberbulling, os ataques informáticos, os esquemas de fishing, etc. Deste modo, é necessário começar por adotar comportamento defensivos protegendo o computador com antivírus, firewall, fazer as atualizações aos programas, etc. também é necessário perceber que grupos de risco como as crianças devem ser informadas de que não se deve falar com estranhos, dar dados sobre a família, escola, etc. No filme também ficou evidenciado que o uso excessivo causa uma dependência das novas tecnologias que levam a uma espécie de alienação coletiva que é necessário evitar. Cabe a cada um fazer um uso racional das novas tecnologias.


Resposta a colega no forum sobre o uso das novas tecnologias.
Do mesmo modo que pode viver sem a internet também pode viver sem o carro? E do mesmo modo que pode viver sem o carro também pode viver sem a televisão? E do mesmo modo que pode viver sem a televisão também pode viver sem a rádio? E do mesmo modo que pode viver sem a rádio também pode viver sem a roda?
Claro que não! O problema não está na roda, não está na rádio, não está na televisão, não está na internet! Estará sempre no uso que a pessoa possa fazer de cada uma das invenções citadas. A mesma mão que constrói a paz também faz a guerra e é o uso que coloca na intenção que pode levar a uma ou a outra situação. Já agora, a faca é má? Não, a faca nem é boa nem é má, no entanto pode servir para cortar o pão com que me alimento ou para tirar a vida a um inocente. Com a Internet passasse o mesmo. É um excelente instrumento de comunicação que permite aproximar povos, falar com amigos ou discutir questões éticas e morais, pagar contas, transferir dinheiro, etc. Até permite fazer reuniões de Concelho de Turma online a partir das nossas casas! No entanto, comporta riscos. Claro que sim. E por isso é que a educação é o meio adequado para a formação da consciência de modo a que se faça um bom uso da mesma.
Perigos terá sempre: vírus, fixing, spam, espionagem, controle de informação e devassa da intimidade, invasão da vida pessoal, sabotagem, etc. Cabe-nos prevenir e ensinar a tomar medidas de precaução contra eventuais abusos e riscos.
