quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Papel dos media na comunicação educaional

Em contexto de sala de aula não pouco frequentemente se pode sentir uma barreira comunicacional impermeável à passagem da mensagem que o professor pretende veicular aos alunos. O desinteresse e desdém, as ideias preconcebidas… são vários os pilares que sustentam essa barreira e impedem a correta transmissão da mensagem.
Muitas vezes esses problemas podem solucionar-se mais facilmente ao sensibilizar e fomentar os seus interesses autónomos e genuínos na ideia usando os media, em aulas que possivelmente se tornam mais dinâmicas e nas quais os alunos têm mais vontade e até entusiasmo na participação.
Em suma, esta mediatização permite quebrar algumas barreiras comunicacionais em sala de aula, e ajuda a tornar mais genuíno o contacto entre o professor e os alunos e dá ao professor um feedback muito mais relevante e sustentado, relativo aos seus alunos.
Os meios tecnológicos hoje existentes ao dispor da comunidade de cidadãos no séc XXI permitem o derrube de barreiras naturais à comunicação que a utilização da internet, computadores, powerpoint, flayer, data show, televisão, videos, CDs, quiz, palavras cruzadas interativas, foruns, etc, facilitam aproximando professor e aluno numa aprendizagem mais profícua com base numa comunicação mais interessante e dinâmica e assertiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário